05 Nov O que é a Ortodontia?
Ortodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que estuda e corrige os problemas relacionados com os dentes, arcadas dentárias e oclusão.
Que tipo de médico dentista devo escolher?
O Ortodontista é um médico dentista que se especializou em Ortodontia com uma formação pós-graduada (especialização, mestrado ou doutoramento) e apresenta conhecimento específico desta área. Porém qualquer médico dentista pode exercer esta área.
Porque devo colocar aparelho dentário?
O apinhamento dentário dificulta uma correcta higiene oral, problemas periodontais, problemas articulares, dores no ouvido e cabeça.
A correcção dentária permite melhorar a estética e a função mastigatória e articular, além de melhorar a auto-estima.
Quais são os principais problemas tratados pelos Ortodontistas?
Existem três tipos de maloclusões (posições incorrectas dos dentes e/ou maxilares):
1ª maloclusão: Problemas dentários
Refere-se à posição incorrecta dos dentes.
2ª maloclusão: Problemas ósseos
Refere-se a uma diferença de desenvolvimento entre os maxilares. Pode ser devido a hábitos funcionais (por exemplo, Chucha, sucção digital ou língua) ou problemas respiratórios (respiração oral por amígdalas muito desenvolvidas, por exemplo).
3ª maloclusão: Problemas ósseos e dentários
Refere-se à combinação dos dois problemas anteriores, ou seja, má posição dentária com problemas esqueléticos.
Quais são as causas para ter os dentes apinhados?
Na grande maioria das vezes a causa é hereditária, pelos pais ou mães que já apresentam o maxilar muito avançado ou queixo muito saliente. Outras causas podem ser por hábitos adquiridos como, a chucha para além do tempo recomendado, chuchar no dedo, amamentação prolongada (para além dos 2 anos). A perda precoce dos dentes de leite e a respiração oral devido a problemas respiratórios (adenóides e/ou amígdalas muito desenvolvidas) podem ser outro motivo.
Qual a idade adequada para colocar aparelho dentário?
Depende do problema da criança:
Problema nas arcadas dentárias, mais projectadas ou colapsadas o aparelho ortopédico ou funcional deve ser colocado a partir dos 6 anos de idade após erupção dos primeiros molares definitivos. – MA, chucha, prognata e retrognata
Se se tratar de um problema de apinhamento ligeiro poderá iniciar o tratamento ortodôntico mais tarde por volta dos 11-13 anos coma dentição permanente completa. – Apinhamento ligeiro
Cirurgia maxilar (Cirurgia ortognática) está indicada em pacientes adultos quando a malformação é referente ao desenvolvimento da estrutura óssea.
A atitude é essencialmente preventiva pelo que os pais devem fazer uma primeira consulta por volta dos 6 anos de idade para despistar possíveis problemas dentários e/ou ósseos.
Os adultos podem colocar aparelhos ortodônticos?
Sim. Os adultos apenas têm que ter cuidado com os problemas periodontais, caso existam.
Que tipos de aparelhos dentários existem?
Existem aparelhos para crianças em crescimento e para adultos consoante o problema ortopédico ou dentário, respectivamente.
Crianças que apresentam problemas funcionais devido a hábitos (chucha, dedo, interposição da língua, dificuldade em engolir (deglutição atípica)) e/ou crescimento acentuado da mandíbula e/ou maxila podem utilizar aparelhos de expansão ou funcionais.
Problemas dentários de apinhamento e nivelamento pode ser corrigidos com aparelhos ortodônticos fixos. Dentro destes existem os aparelhos metálicos e estéticos.
Recentemente existem novas técnicas sobretudo para pacientes adultos que procuram combinar a função com a parte estética. Procuram essencialmente a correcção dentária sem a visualização dos “brackets” tradicionais.
Temos a Técnica Invisalign (técnica invisível) com goteiras. É uma forma de tratamento praticamente invisível.
A Técnica Lingual é outro avanço recente da Ortodontia. Permite a correcção dos dentes pela parte interna dos dentes.
Quais os cuidados que devo ter com os aparelhos dentários?
- Manter sempre uma higiene oral cuidada.
- Se possível utilizar um Kit de escovagem (escova dentes, pasta com flúor, escovilhão interdentário, silicones ortodônticos e elixir)
- Cuidado com alguns alimentos (ex. côdea de pão, torradas, cenouras cruas, cereais, caramelos, pastilhas elásticas, bebidas com gás)
- Escovar os dentes sempre após uma refeição.
- Nos primeiros dias após a colocação é normal sentir maior pressão nos dentes. É aconselhável comidas mais moles e se sentir muita dor pode tomar um analgésico.
Quanto tempo demora o tratamento ortodôntico?
Em média o tratamento pode durar 24 meses.
Os aparelhos dentários provocam dor?
É normal sentir pressão algumas horas após a colocação dos aparelhos ou após as consultas de manutenção. Porém o desconforto tende a desaparecer e é mais frequente numa fase inicial.
Os aparelhos ortodônticos danificam os dentes?
Não. Só se os pacientes não tiverem uma higiene oral rigorosa durante o tratamento ortodôntico ou o consumo exagerado de açúcares poderão formar-se cáries ou manchas nos dentes durante o tratamento mas mais visíveis após a remoção dos aparelhos.
Sabia que…
… um sorriso perfeito melhora a auto-estima do paciente.
… iniciar o tratamento ortodôntico na altura ideal é a chave do sucesso.
… quanto mais novo é o paciente maior a facilidade de adaptação.
… os maus hábitos (chucha, sucção digital, roer unhas e canetas), hereditariedade e problemas respiratórios( respiração oral devido a amígdalas e adenóides muito desenvolvidas) são as principais causas dos dentes apinhados.
… nunca é tarde para ter um sorriso harmonioso.